top of page

PALESTRANTES

Anthony Érico da Gama Guimarães

"Anthony Érico Guimarães tem Pós-doutorado pela Massaschussetts University - EUA (2004), Doutorado em Parasitologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998) e Mestrado em Zoologia - Entomologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983). Atualmente é Pesquisador Titular III e Chefe do Laboratório de Diptera da Fundação Oswaldo Cruz, consultor da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Furnas Centrais Elétricas, Companhia Energética São Salvador e Engevix Engenharia S.A. Publica sistematicamente artigos em periódicos especializados e em anais de eventos. Possui itens de produção técnica. Participa de eventos no exterior e no Brasil. Atua como orientador de doutorado e mestrado nas áreas de parasitologia, ecologia e biociências. Orienta trabalhos de iniciação cientifica e especialização nas áreas de parasitologia, ecologia, medicina veterinária e zoologia. Recebeu prêmios e/ou homenagens. Atua na área de ecologia, com ênfase em dinâmica populacional de mosquitos (Diptera: Culicidae) vetores potenciais de doenças. Em suas atividades profissionais interagiu com colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu Currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção cientifica, tecnológica e artistico-cultural são: ecologia, mosquitos, controle, dinâmica populacional, hidrelétricas, malaria, vetores, anofelinos, dinâmica populacional e epidemiologia."

Catarina Macedo Lopes

"Possui graduação em Ciências Biologicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1988) e mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001). Atualmente é tecnologista da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Enzimologia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia, bioquímica sistemática de insetos vetores de agentes patógenos e caracterização taxonomica através da composição quimica da cuticula."

Guilherme Côrtes Fernandes

Possui graduação em Medicina (1997) e Residência Médica em Doenças Infecciosas e Parasitárias (2001) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestrado (2003) e Doutorado (2010) em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Vencedor do Prêmio Capes de Teses 2010 e do AIDS Research Awards for Excellence in HIV/AIDS Submissions, pelo Office of AIDS Research, National Institutes of Health, USA em 2011. Atualmente é Professor de Medicina na Universidade Presidente Antônio Carlos e Coordenador do Centro de Epidemiologia, Estatística e Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora.

Maria Regina Reis Amendoeira

"Possui graduação em Ciências Biológicas - Fac Humanidades Pedro II (1974), mestrado em Biologia Parasitária pela Fundação Oswaldo Cruz (1980) e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991). Atualmente é Pesquisador Titular e Chefe do Laboratório de Toxoplasmose do Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ. Membro da Comissão de Pós-graduação do Programa de Medicina Tropical do IOC/Fiocruz. Membro da Comissão de Ética da Fiocruz/IOC, Membro da Comissão de Ética do IPEC/Fiocruz, Membro da Comissão de Ética da Faculdade de Medicina da Fundação Técnica-Educacional Souza Marques, Professora Assistente e Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação Lato-sensu (Especialização em Biologia Parasitária e Especialização em Microbiologia) da Fundação Técnica-Educacional Souza Marques. Tem experiência na área de Parasitologia, com ênfase em Protozoologia de Parasitos, atuando principalmente nos seguintes temas: toxoplasmose adquirida, Toxoplasma gondii, toxoplasmose congênita, epidemiologia e diagnóstico da infecção por T. gondii."

Maurício Luiz Vilela

"Pós-Doutorado pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Doutorado em Biologia Parasitária e Mestrado em Biologia Celular e Molecular pelo Instituto Oswaldo Cruz/ FIOCRUZ . Pesquisador em Saúde Pública do Laboratório Interdisciplinar em Vigilância Entomológica de Diptera e Hemiptera, Instituto Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Experiência na área de Parasitologia (Entomologia Médica) com ênfase em Estudos sobre os Transmissores das Leishmanioses, atuando nos seguintes temas: Bioecologia e Taxonomia de Phlebotominae, Aspectos da Ecoepidemiologia das Leishmanioses."

Silvana Aparecida Rogel Carvalho Thiengo

"Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1980), possui Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986) e Doutorado em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1995). Chefe do Laboratório de Malacologia do Instituto Oswaldo Cruz/IOC-Fiocruz, com experiência em Malacologia e Helmintologia, com ênfase em biologia, ecologia, taxonomia e morfologia de gastrópodes límnicos e na interação Biomphalaria-Schistosoma mansoni e moluscos-Angiostrongylus spp. Coordena o Laboratório de Referência Nacional em Esquistossomose- Malacologia, cujos principais serviços são a identificação e o monitoramento de moluscos transmissores da esquistossomose, bem como de outras helmintoses de importância médica, como a meningite eosinofílica, zoonose emergente no Brasil. Coordena projetos multidisciplinares em áreas impactadas por ações antrópicas ou endêmicas para esquistossomose. É curadora da Coleção de Moluscos do IOC, reconhecida pelo MMA, desde 2005, como Fiel Depositária do Patrimônio Genético Brasileiro. Nos últimos 10 anos tem prestado assessoria ao Ministério da Saúde (SVS) e ao Ministério do Meio Ambiente: ao primeiro através de participação no Comitê Técnico Assessor do Programa de Controle da Esquistossomose (Portaria da SVS/MS no.18 de 10/05/2005 até julho/2011) e atualmente integrando o grupo de especialistas assessores; ao MMA através de participação em reuniões e oficinas sobre moluscos continentais: espécies exóticas ou espécies ameaçadas. Orienta na graduação e pos-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado) do IOC e coordena desde 1996 o Curso de Especialização em Malacologia de Vetores/IOC."

Roberto Thiengo

Médico formado pela UFJF em 1981. Residência médica no HPM Rio de Janeiro. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia. Médico civil do Hopital Central do Exército no periodo de 1984 a 2012. Oficial Médico do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro durante impetuoso de 1986 a 2010.

bottom of page